EUA Flash Note: A criação de empregos nos EUA surpreendeu, de acordo com a ADP

A criação de empregos nos EUA surpreendeu, de acordo com a ADP

02 de Maio, 2019

 

Foram criados muito mais empregos do que o esperado em abril, uma vez que as folhas de pagamento no setor de serviços apresentaram o maior crescimento em mais dois anos, de acordo com dados divulgados pela ADP (empresa que processa folhas de pagamentos) e pela Moody’s Analytics na quarta-feira.

As folhas de pagamento privadas cresceram em 275.000 novos empregos no mês passado, o maior aumento desde julho, quando aumentaram em 284.000. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam um crescimento de 177 mil para o setor privado. O setor de serviços aumentou 223.000 em abril, liderado por um ganho de 59.000 empregos em serviços profissionais e empresariais. As empresas de serviços de educação e saúde também adicionaram 54.000 empregos, enquanto o emprego no setor de lazer e hospitalidade aumentou em 53.000.

 

Empregos de indústrias de produção de bens – que incluem construção, manufatura e mineração – aumentaram em 52 mil, liderados por um aumento de 49 mil só na construção. Manufatura acrescentou apenas 5.000 empregos, enquanto a criação de empregos na mineração diminuiu em 2.000.

 

Empresas de médio porte, aquelas que empregam entre 50 e 499 funcionários, lideraram a criação de empregos no mês passado, adicionando 145.000 empregos. Os empregos em pequenas empresas, por sua vez, aumentaram em 77 mil, enquanto as grandes empresas contrataram 53 mil. O relatório de quarta-feira veio depois que o Departamento de Comércio informou na semana passada que a economia cresceu 3,2% no primeiro trimestre em uma base anualizada. Esse foi o melhor começo de ano desde 2015. O relatório oficial do governo de empregos para abril será divulgado nesta sexta-feira.

 

No geral, o mercado de trabalho está se mantendo firme, já que as empresas trabalham duro para preencher posições em aberto. A crise econômica no início do ano não afetou materialmente a contratação. Os ganhos de emprego de abril superestimam a força da economia, mas eles argumentam que a expansão continua.

 

Continuem ligados.

 

Giuseppe Mazzeo
Chief Investment Officer
Andbank Miami