Sobre nós

Sala de imprensa

A Fitch confirma o rating do Andbank em BBB com perspetiva estável

atrás

Sem categoria

A Fitch confirma o rating do Andbank em BBB com perspetiva estável

A agência de classificação destaca a diversificação geográfica do grupo, bem como a capacidade de geração de lucros do seu modelo de negócio. Também valoriza a sua robusta estrutura de capital e a sua conservadora política de provisões. Escaldes-Engordany, 31 de maio de 2018. A agência de classificação Fitch Ratings manteve o rating a longo […]

A agência de classificação destaca a diversificação geográfica do grupo, bem como a capacidade de geração de lucros do seu modelo de negócio.

Também valoriza a sua robusta estrutura de capital e a sua conservadora política de provisões.

Escaldes-Engordany, 31 de maio de 2018. A agência de classificação Fitch Ratings manteve o rating a longo prazo do Andbank em BBB com perspetiva estável.
Esta avaliação corrobora a trajetória da entidade e os bons resultados conseguidos em 2017. O grupo Andbank encerrou o exercício de 2017 com a satisfação de ter superado amplamente os objetivos marcados. O resultado líquido foi 30% superior ao previsto, o que confirma a excelente capacidade de geração de lucros do seu modelo de negócio.
Num enquadramento internacional complexo, este bom resultado é devido à consolidação do seu modelo, especializado em banca privada, à diversificação geográfica e à confiança que os clientes depositaram na entidade.
A trajetória internacional do grupo Andbank começou no ano 2000 e permitiu à entidade crescer até estar presente em três dos cinco continentes, dotando o grupo de uma diversificação geográfica única em Andorra. A América Latina, Israel e Espanha foram os três pilares estratégicos desta expansão.
Os recursos de clientes geridos superaram os 22 200 milhões de euros, o que reafirma a liderança do Grupo em ativos geridos e consolida a linha positiva que a entidade iniciou em 2008.
Com umas taxas de juros em mínimos históricos na zona euro, aplicando uma política de investimento em crescimento internacional e em inovação tecnológica, e observando os critérios de prudência na gestão do balanço, o grupo Andbank encerrou o exercício de 2017 com um lucro líquido de 39,2 milhões de euros, um valor 30% superior ao previsto.
Os bons resultados da entidade em 2017 foram reforçados por uma sólida estrutura de capital e uma cómoda posição de liquidez, que supera os 75,80% (muito superior ao mínimo exigido de 40%). Adicionalmente, a solvência aumentou até aos 24,57%, atingindo os 15,83% em Tier 1, segundo Basileia III, de modo que superámos o capital de entidades europeias equivalentes.
A evolução e expectativas positivas do grupo foram reforçadas pelo bom acolhimento que tiveram nos mercados internacionais as duas emissões de obrigações com garantia hipotecária, no valor de 135 milhões de euros, que o grupo lançou em 2017. O Andbank foi a primeira entidade andorrana a realizar uma operação no mercado internacional de dívida. Uma emissão dirigida exclusivamente a investidores institucionais, que permitiu ao banco diversificar as fontes de financiamento do grupo, bem como reforçar o seu balanço.
A estratégia, a gestão e o perfil de risco permitiram ao Andbank manter o reconhecimento da agência Fitch Ratings, que lhe conferiu uma classificação a longo prazo de BBB com perspetivas estáveis. As classificações estão baseadas no crescimento da atividade de banca privada, na sua sólida expansão a nível internacional, nacional e de nicho, bem como no dinamismo da gestão e num alto nível de liquidez.