O crescimento dos fabricantes norte-americanos atingiu novos mínimos

O crescimento dos fabricantes norte-americanos atingiu novos mínimos

23 de Maio, 2019

 

O crescimento dos fabricantes norte-americanos atingiu novos mínimos em maio, o mais recente sinal de que a guerra comercial pode estar desacelerando a economia. O índice PMI (Purchasing Managers Index) dos EUA foi de 50,6 em maio, o nível mais baixo desde setembro de 2009, de acordo com os resultados da empresa de dados financeiros IHS Markit divulgados na quinta-feira.

 

O crescimento geral da atividade de negócios nos EUA também caiu para o menor nível em três anos, com o IHS Markit Flash U.S. Composite Output Index, o Índice de Produção do PMI, caiu para 50,9 em maio, indicando a expansão mais lenta desde maio de 2016.

 

As tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo intensificaram-se este mês depois que ambos os lados aplicaram as tarifas de milhares de milhões de dólares em bens uns dos outros. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também endureceu sua postura em relação ao comércio nesta semana ao colocar na lista negra a gigante de telecomunicações chinesa Huawei, suspendendo sua capacidade de comprar peças e componentes fabricados nos Estados Unidos. Ainda assim, o declínio nos índices de IHS pode sobresair a suavidade da economia dos EUA. O mercado de trabalho ainda está forte, as famílias estão gastando a um ritmo constante e as taxas de juros estão caindo depois que a Reserva Federal relaxou sua posição.

 

O que estão dizendo? Michael Pearce, da Capital Economics, disse que a queda acentuada nos índices Markit é provavelmente um exagero sobre o estado das coisas nos EUA. “Não achamos que seja um sinal genuíno de que a economia está mergulhando repentinamente na recessão”, disse ele, apontando para outros dados que pintam uma visão um pouco mais otimista.

 

Em outros lugares, as vendas de casas novas caíram 7% em abril depois de atingir o melhor nível do ciclo. As vendas de casas novas foram de 673.000, com ajuste sazonal em abril, segundo o Departamento de Comércio. Esse número foi 6,9% menor do que em março, mas a conta do mês três foi revisada bastante para cima. Os números de abril praticamente corresponderam à previsão de consenso do MarketWatch para um ritmo de vendas de 670.000.

 

 

O que aconteceu: apesar das vendas de casas terem caído em abril, a tendência é sólida. As vendas revisadas de março foram as mais altas desde outubro de 2007, e houve revisões para cima a cada mês desde dezembro. As vendas foram 7% maiores do que abril do ano anterior. O preço médio de venda em abril, US $ 342.200, foi 8% maior do que no ano anterior. No atual ritmo de vendas, seriam necessários 5,9 meses para esgotar a oferta disponível, correspondendo aos 6 meses que tradicionalmente são considerados o marcador de um mercado equilibrado. No acumulado do ano, as vendas são 6,7% superiores ao mesmo período do ano anterior.

 

Big Picture: os americanos ainda querem ser proprietários de casas, mas enfrentam fortes contrapontos. Em abril, a Associação Nacional de Corretores de Imóveis informou que as propriedades permaneceram no mercado por uma média de apenas 24 dias naquele mês. Os americanos também estão atentos às taxas hipotecárias: as aplicações saltam à medida que as taxas diminuem. Enquanto isso, o ritmo da construção de novas residências ainda é morno. No acumulado do ano, os construtores iniciaram 7,2% menos casas do que no mesmo período do ano passado.

 

O que estão dizendo: dados de uma pesquisa mensal “confirmam que a crise imobiliária que se materializou no ano passado parece ter diminuído”, segundo a empresa de pesquisa BTIG e a HomeSphere, um player digital que conecta fabricantes de produtos de construção a construtoras residenciais. Quase metade de todas as construtoras relataram que as vendas foram maiores em abril do que no ano anterior, a melhor leitura desde agosto, e pouco mais da metade do tráfego relatado subiu, a melhor exibição desde julho.

 

Fiquem ligados,

 

Giuseppe Mazzeio
Chief Investment Officer
Andbank Advisory LLC