Flash Note: China – Chegamos ao final do estímulo? Qual é o próximo passo?

China – Chegamos ao final do estímulo? Qual é o próximo passo?

24 de Abril, 2019

 

Conversas comerciais EUA-China

 

– Kudlow, cautelosamente otimista sobre as negociações comerciais entre EUA e China: o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse ontem estar cautelosamente otimista sobre as perspectivas de um acordo comercial (Reuters). Kudlow citou os pontos fracos de sempre em relação à reforma estrutural e às transferências de tecnologia, enquanto ressaltou a importância de alcançar consenso em áreas como a fiscalização da propriedade e a redução das barreiras do mercado de commodities.

 

– Qual será o próximo passo? O representante de Comércio dos EUA, Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Mnuchin, irão a Pequim para negociações comerciais na próxima terça-feira. As conversas cobrirão questões comerciais, incluindo: propriedade intelectual, transferências forçadas de tecnologia, barreiras não tarifárias, agricultura, serviços, compras e fiscalização. Uma delegação chinesa então se dirigirá à Washington em 8 de maio para as devolutivas.

 

PBOC: O fim do estímulo?

 

– Alguns membros da política disseram que o PBoC provavelmente fará uma pausa nos cortes das taxas de exigência de reservas (RRR) para avaliar as condições econômicas antes de tomar outras medidas, ao mesmo tempo em que avaliarão se “a flexibilização de políticas continua no caminho certo”.

 

– A pausa ocorre depois que dados recentes, melhores do que os esperados, foram divulgados e em meio a preocupações do PBoC de injetar excesso de liquidez na economia que poderia reacender as algumas bolhas.

 

– Embora o “viés de flexibilização permaneça inalterado”, os insiders dizem que o PBoC quer economizar munição e deixar margem para que a política fiscal desempenhe um papel maior no apoio ao crescimento.

 

– Declarações e reconvenções não deixam claro em qual estratégia de estímulo estamos. Insiders disseram que o PBoC definiu pelo menos um corte RRR para os pequenos bancos este ano, mas as autoridades dizem o contrário sobre os rumores de RRR (mais especificamente eles dizem o contrário sobre os rumores do mercado de que o PBOC iria propor a alguns bancos rurais um corte de 1% no coeficiente de reservas obrigatórias.

 

– Algumas fontes da mídia e econômicas sugeriram ontem que “o PBoC facilitará as exigências de capital para alguns pequenos bancos comerciais”, apontando que essa decisão provavelmente virá depois do PBoC conduzir suas próximas avaliações trimestrais de macroprudência dos bancos (MPA) para avaliarem o nível de risco no sistema financeiro do país.

 

Mercados

 

– O índice Shenzhen Composite subiu 1,1% ontem após as quedas anteriores, com a mídia focada no PBoC em meio a especulações recentes em torno das perspectivas de maior flexibilização.

 

– O banco central analisou uma CNY160B via operações de mercado aberto. Ações que foram interpretadas como um sinal de impedimento as expectativas do mercado de uma flexibilização mais forte.

 

– Nossa avaliação rápida: Enquanto o estímulo permanecer no lugar, permaneceremos positivos neste mercado. Mas assim que percebemos que as autoridades retomam o caminho da prudência (reformas e aperto) e abandonam os estímulos, modificaremos nosso posicionamento em direção a uma postura mais cautelosa nesse mercado. Nós podemos estar perto deste ponto.

 

Saudações,

 

ALEX FUSTÉ
CHIEF ECONOMIST
ANDBANK