Flash Note: O PBoC não permitirá que o CNY passe de 7 para o dólar

O banco central da China não permitirá que o CNY passe de 7 para o dólar

17 de Maio, 2019

 

  • O PBoC usará instrumentos de intervenção cambial e de política monetária para garantir que o yuan não enfraqueça além do nível de 7 por dólar, no curto prazo. As autoridades teriam dito que “enquanto um yuan mais fraco apoiaria os exportadores chineses, o declínio precisaria ser significativo para compensar o impacto das altas tarifas dos EUA, e tal queda poderia, por sua vez, fomentar a fuga de capital e minar a estabilidade econômica da China”.
  • Com o comunicado, o PBoC está tentando evitar uma fuga de capitais (vindo de uma depreciação ainda maior, como a observada em 2015). Isto vai muito de acordo com o nosso pensamento anterior de que a China tem realmente muito pouca capacidade de resposta em caso de conflito comercial. Enquanto estivermos vendo isso, a China não poderá usar a ameaça de depreciação ou venda de títulos do Tesouro, e já estamos percebendo isso. Isso deve contribuir para que as coisas não saiam do controle.
  • A única manobra que Pequim pode jogar: Pequim diminuiu as encomendas de 3.247 toneladas de carne suína dos EUA na semana de 9 de maio – o maior cancelamento em mais de um ano. Antes da guerra comercial, a China e Hong Kong combinados eram o segundo maior mercado de exportação de carne suína dos EUA. Outros países com fazendas de gado se beneficiarão dessa situação, especialmente na América Latina (uma vez que 50% da carne consumida na China vem da América Latina: as exportações de carne do Brasil são de 300 trilhões, as do Uruguai de 200 trilhões, as da Argentina de 140 trilhões).

 

Saudações,

 

Alex Fusté
Global Chief Economist
Andbank