Flash Note: GBP + 5% no acumulado do ano em relação ao EUR. Há mais por vir?

GBP + 5% no acumulado do ano em relação ao EUR. Mais para vir?

18 de março, 2019

 

Theresa May. Sorte na terceira vez?

 

Ress-Mogg, um dos legisladores mais influentes do Brexit dentro dos Tories (partido conservador) no Parlamento do Reino Unido, deu a melhor May, já que um acordo de saída ruim é melhor do que permanecer na União Européia”. Rees-Mogg, presidente do Grupo de Pesquisa Europeu de céticos do euro na Camara dos Comuns do Reino Unido (Britain’s House of Commons), disse: “Se pudermos chegar a um não-acordo, essa seria uma opção melhor … mas estou preocupado que a primeira-ministra esteja determinada a não seguir com um “não-acordo””, “qualquer Brexit é melhor do que permanecer no bloco”. Portanto, estamos falando de uma posição fraca dos Tories rebeldes.

 

Eu posso estar errado, mas, pode ser verdade uma suspeita que eu venho construindo por meses. Nós poderíamos estar testemunhando uma das estratégias mais bem definidas por Theresa May. Uma estratégia em que a primeira-ministra do Reino Unido se auto-impôs um dos grandes princípios da arte da guerra: “Para vencer, você deve primeiro perder”.

 

Se o que eu digo é verdade (e eu acho que pode ser), ainda há mais espaço para a libra esterlina e os ativos britânicos. Obviamente, esse também seria um cenário favorável para o restante dos ativos, já que em breve poderia ser eliminado um dos riscos globais que vinham castigando os mercados em 2018.

 

Será muito duro para alguns, particularmente para aqueles que estão prejudicando a primeira-ministra. Talvez eles tenham logo que dizer: obrigado Theresa.

 

 

 

Meus cumprimentos,

 

ALEX FUSTE

Chief Economist

ANDBANK