Flash Note: Huawei – Porquê os EUA facilitaram algumas restrições impostas à empresa

Porquê os EUA facilitaram algumas restrições impostas à empresa

21 de Maio, 2019

 

  • O Secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse que o governo dos EUA amenizou temporariamente algumas restrições comerciais impostas recentemente à chinesa Huawei. Isto se deve à duas razões:
    • Esta decisão procurou minimizar a interrupção dos serviços da Huawei para os clientes ao redor do mundo.
    • A atenuação das restrições terá duração de 90 dias e destina-se a dar tempo de adaptação aos provedores de telecomunicações que dependem dos equipamentos da Huawei.

 

  • O que vem em seguida?
    • Pequim alerta para uma retaliação contra a ação dos EUA contra a Huawei, conforme sugerido pelo embaixador chinês na União Européia (Zhang Ming), que disse em uma entrevista à Bloomberg que “a China poderia retaliar depois que o presidente Donald Trump colocasse a Huawei Technologies na lista negra”. “Os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas estão sendo minados, então o governo chinês não deverá ficar parado”.
    • Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, reiterou que “as negociações comerciais entre a China e os EUA só podem ter esperança de sucesso seguindo o caminho certo de respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo”.

 

Esta última sentença está carregada de sinais importantes. Por um lado, parece sugerir o desejo de retornar ao caminho das negociações e, por outro lado, sugere que a China continuará firme na dinâmica da retaliação. Algo que era previsível porque Xi ligou a legitimidade do Partido Comunista para se manter firme contra os Estados Unidos, por isso se auto-impôs uma margem estreita para manobra.

 

Em poucas palavras. Isso significa que as coisas podem piorar antes de seguirem o caminho certo.

 

Saudações,

 

Alex Fusté
Global Chief Economist
Andbank