Margens de Garantia

Segmento Bovespa

 

  • Margem de Garantia:

 

É o depósito inicial no valor determinado pela Bolsa para a realização das operações nos mercados a termo, futuro e de opções (não requisitada ao comprador da opção) com o objetivo de cobrir eventuais riscos de inadimplência. O valor de margem de garantia é devolvido no encerramento da operação.

 

  • Ajuste Diário:

 

As operações do mercado futuro estão sujeitas a ajustes financeiros de posições mantidas em aberto, onde os compradores são creditados com a elevação do preço referente às operações realizadas e debitados com a queda do preço referente às operações realizadas. Os preços dos ajustes financeiros de cada mercadoria são definidos conforme regras da Bolsa.

 

Segmento BM&F

 

  • Margem de Garantia:

 

É o depósito no valor determinado pela Bolsa para cada tipo de contrato, com o objetivo de cobrir eventuais riscos de inadimplência (não requerida no caso de compra de opções de Ouro disponível).

 

  • Ajuste Diário:

 

São ajustes financeiros de posições onde os compradores são creditados com a elevação do preço da mercadoria e debitados com a queda do preço da mercadoria, e aos vendedores, é aplicável a operação inversa. Os preços de ajuste de cada mercadoria são definidos conforme regras da Bolsa e são liquidados em dinheiro.

 

Margem Adicional

 

O Banco Andbank e/ou a Bolsa poderá solicitar margens adicionais para cobertura de negociações diárias que envolvam riscos. A oscilação desses valores é acompanhada diariamente para complementação da garantia inicial outorgada às obrigações assumidas pelos investidores.

 

Ativos aceitos para os segmentos Bovespa e BM&F

 

  • Moeda corrente nacional (sem correção monetária)
  • Títulos públicos
  • Títulos privados*
  • Ações de Empresas listadas na BM&FBovespa e custodiadas na Central Depositária BM&FBovespa, constantes na Relação de Ações Aceitas para Garantias e seus intervalos

* Mediante consulta prévia e sujeito ao “limite máximo” de utilização estabelecida pela BM&FBovespa

 

Procedimentos e Horários para Transferência de Ativos

 

O Banco Andbank acompanha por meio do sistema de administração de garantias da B3 diariamente as garantias necessárias para cumprimento das obrigações assumidas pelos investidores em empréstimos de títulos (aluguel de ações) e operações a termo (compromisso de compra).

 

Segmento Bovespa e B3 – Cobertura de Margens

 

O envio de recursos para cobertura de margens referentes ao fechamento das posições em aberto em Bovespa e B3 do dia anterior deverá ser efetuado até às 12 horas para processamento com a B3 / CBLC até às 13 horas;

 

O envio de recursos para cobertura de margens referente a movimentação (transferência) de posição de opções vendedor e a movimentação (transferência) de posição de termo comprador.

 

B3

 

O envio de recursos para substituição e aportes de garantias deverá ser efetuado até as 16 horas da data da solicitação para processamento com a B3 até às 16:55 horas, como, por exemplo, nas seguintes situações:

 

  1. entrega de títulos vendidos em D-3 (terceiro dia após a data da venda)
  2. entrega de contratos de empréstimos de títulos (aluguel de ações) para cobertura de vendas em D-3 (terceiro dia após a data da venda) e/ou de valores compulsórios
  3. lançamentos de opções descobertas de D-1 (primeiro dia após o lançamento/venda)
  4. transferências de títulos para a carteira de garantias.

 

O Banco Andbank informa os valores necessários para cobertura de margem para o cumprimento das obrigações acima mencionadas das 8h00 às 9h30m e das 10h30m às 11h30m.