Política de Remuneração pela Distribuição de Produtos de Investimentos

O Banco Andbank (Brasil) S.A. (“Andbank”), devidamente habilitado a atuar como integrante do sistema de distribuição, na negociação de ativos financeiros e valores mobiliários nos mercados regulamentados e na distribuição de fundos próprios e de terceiros, vem, por meio desta página, divulgar informações sobre a forma de remuneração recebida, direta ou indiretamente, na distribuição de produtos de investimento (“Distribuição”), em atendimento ao disposto nas Regras e Procedimentos para Transparência na Remuneração dos Distribuidores da ANBIMA, assim como nos termos do código ANBIMA de Distribuição e Melhores Práticas.

 

1. ASPECTOS GERAIS

 

Na atividade de Distribuição, o Andbank é autorizado perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) a realizar a distribuição de valores mobiliários e, por consequência, também participa dos mercados administrados pela B3 S.A. (Brasil, Bolsa, Balcão), devendo observar o disposto na Resolução CVM nº. 30 e Resolução CVM nº 35, além de todas as demais regulamentações e autorregulações que tratem sobre o tema de Distribuição.

 

A Distribuição consiste na atividade de oferta de produtos de investimento de forma individual ou coletiva, resultando ou não em aplicação de recursos, assim como a aceitação de pedido de aplicação por meio de canais de atendimento, canais digitais, ou qualquer outro canal estabelecido para este fim, assim como atividades acessórias prestadas aos clientes, tais como manutenção do portfólio de investimentos e fornecimento de informações periódicas acerca dos investimentos.

 

O Andbank distribui títulos e valores mobiliários emitidos e/ou administrados tanto pelo próprio Andbank, quanto por terceiros, com objetivo de aumentar o portfólio de produtos oferecidos ao cliente, e que, eventualmente, podem pertencer à mesma classificação daqueles de emissão e/ou administração próprias, sendo que a escolha do produto será feita a exclusivo critério do cliente, de acordo com o seu perfil, exceto em casos de carteira administrada.

 

O Andbank disponibiliza atendimento através de sua Área Comercial, que conta com especialistas de investimentos, e canais digitais, permitindo que os clientes tenham acesso às informações necessárias para tomada de decisão na hora de investir.

 

Os profissionais que atuam na distribuição possuem as certificações legais necessárias (CPA-10, CPA-20, CEA ou CFP®) conforme estabelecido pelo Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada.

 

A seleção de produtos leva em conta aspectos técnicos, tais como o risco do produto, contribuição do produto para a diversificação de risco da carteira dos clientes e cenários macro e microeconômicos. Os critérios de seleção dos produtos de investimentos são definidos pelas áreas de Gestão de Patrimônio e Mesa de Operações, e apresentados aos clientes levando em consideração seu perfil.

 

2. Portfólio de Produtos de Investimento

 

Os produtos distribuídos pelo Andbank e suas respectivas formas de remuneração estão descritas a seguir:

 

2.1. Fundos de Investimentos

O Andbank é remunerado pela taxa de administração e pela taxa de performance, se houver.

 

2.2. CDB, LCA, LCI e COE

Tanto para os produtos de captação de emissão própria como os de terceiros, o Andbank é remunerado por meio de spread.

 

2.3. Títulos Públicos

Não há remuneração pela distribuição de Títulos Públicos do Tesouro Direto.

 

2.4. Renda Variável (Ações, ETFs e FIIs)

A remuneração é feita por taxa de corretagem e taxa de custódia.

 

2.5. Títulos Privados de Renda Fixa (Debêntures, CRA, CRI e FIDC)

Remuneração por spread e taxa de custódia. Atualmente, não há cobrança da taxa de custódia para os produtos listados.

 

2.6. Oferta Pública de Ativos

Remuneração por meio de comissão de distribuição (fee de canal).

 

2.7. Derivativos

Remuneração por meio de spread. Derivativos são ofertados de forma customizada, negociados em contrato de balcão, com o objetivo específico de proteção (hedge).

 

3. POTENCIAIS CONFLITOS DE INTERESSE

 

O Andbank adota medidas que visam evitar a realização de operações em situação de conflito de interesses e assegurar tratamento equitativo a seus clientes. Nesse sentido, o Andbank não recomenda produtos de investimento a clientes em virtude do recebimento de remuneração, taxa de corretagem, rebates ou comissões, tampouco em relação ao emissor ou contraparte na operação. O Andbank dispõe de uma governança composta por comitês e fóruns que viabilizam o processo de distribuição dos produtos de investimentos por meio do
segmento. Todos os ativos, sendo produtos proprietários ou de mercado secundário, são submetidos aos mesmos procedimentos, de forma a garantir a governança.

 


 

Maiores informações acerca do assunto ou sobre o tema investimentos podem ser consultados diretamente no Portal de Educação da ANBIMA www.comoinvestir.com.br