Sobre o Andbank
A Fitch mantém o rating do Andbank em BBB com perspectiva estável
A agência de classificação mantém a classificação de risco da instituição, destacando sua capacidade de gerar resultados e sua sólida estrutura de capital. A solvência (25,5%) e a liquidez (65,58%) do banco se mantêm muito acima da média do setor na Europa. Andorra, 14 de junho de 2017. A agência de classificação Fitch Ratings manteve […]
A agência de classificação mantém a classificação de risco da instituição, destacando sua capacidade de gerar resultados e sua sólida estrutura de capital.
A solvência (25,5%) e a liquidez (65,58%) do banco se mantêm muito acima da média do setor na Europa.
Andorra, 14 de junho de 2017. A agência de classificação Fitch Ratings manteve o rating do Andbank em longo prazo em BBB, com perspectiva estável. Esta avaliação corrobora a solvência e a trajetória do Andbank, um grupo altamente diversificado que iniciou seu processo de internacionalização no ano 2000 e que atualmente administra cerca de 22 bilhões de euros, confirmando o grupo como líder em Andorra. Esses dados consolidam a linha positiva que a instituição iniciou em 2008, com uma taxa média de crescimento anual acumulado de 16,5%.
Deste modo, a ratificação é uma prova da sólida estrutura do governo corporativo da instituição e do estrito controle interno e de processos que se realiza no grupo todo. A Fitch destaca o elevado índice de solvência (superior a 20%) assim como a eficiente gestão da liquidez, de mais de 60%, muito acima do limite exigido. É um reflexo de um modelo de negócio centrado em oferecer serviços de banco privado e wealth management, a capacidade de gerar resultados recorrentes, bem como o adequado nível de capitalização da Instituição.
A manutenção deste rating consolida a boa evolução vivida pelo Grupo Andbank ao longo do exercício 2016, que se encerrou com a satisfação de ter cumprido os objetivos estabelecidos. O Andbank voltou a bater seu máximo histórico até hoje na geração de receitas, com uma margem ordinária de 256 milhões de euros, que confirma a excelente capacidade do modelo de negócio em geração de resultados. Em meio a um ambiente internacional complexo, este bom resultado se deve à consolidação do seu modelo especializado em banco privado, à diversificação geográfica e à confiança que os clientes depositaram na instituição.
Com taxas de juros em mínimos históricos na zona do euro, e tendo em conta critérios de prudência na gestão do balanço, o Grupo Andbank encerrou 2016 com um lucro líquido de 47 milhões de euros, 19% acima do previsto.
Os bons resultados da instituição em 2016 são reforçados por uma sólida estrutura de capital e uma posição de liquidez confortável, acima de 65% (muito superior ao mínimo exigido de 40%). Além disso, a solvência aumentou até 25,5%, sendo, em termos de Tier 1 de acordo com Basileia III, de 15,8%, superando os requisitos de capital de entidades equivalentes europeias em mais de 50%.