Sobre o Andbank

Fitch confirma o rating do Andbank em BBB com perspectiva estável

Fitch confirma o rating do Andbank em BBB com perspectiva estável

voltar

ANDBANK

Share on FacebookTweet about this on Twitter
Fitch confirma o rating do Andbank em BBB com perspectiva estável

A agência de classificação destaca a diversificação geográfica do grupo, bem como a capacidade do seu modelo de negócio para gerar lucros. Também valoriza a robusta estrutura de capital do grupo e sua política de provisões conservadora.   Escaldes-Engordany, 31 de maio de 2018. A agência de classificação de risco Fitch Ratings manteve o rating de […]

  • A agência de classificação destaca a diversificação geográfica do grupo, bem como a capacidade do seu modelo de negócio para gerar lucros. Também valoriza a robusta estrutura de capital do grupo e sua política de provisões conservadora.

 

Escaldes-Engordany, 31 de maio de 2018. A agência de classificação de risco Fitch Ratings manteve o rating de longo prazo do Andbank em BBB com perspectiva estável.

A avaliação reconfirma a trajetória e os bons resultados alcançados em 2017. O grupo Andbank encerra 2017 com a satisfação de ter atingido os objetivos definidos. O resultado líquido foi 30% superior ao projetado, o que confirma a excelente capacidade do modelo de negócio na geração de resultados.

Em um ambiente internacional complexo, esse bom resultado se deve à consolidação de seu modelo especializado em private banking, sua diversificação geográfica e à confiança que os clientes depositaram na instituição.

A trajetória internacional do grupo Andbank começou em 2000 e permitiu a expansão da empresa com presença em três dos cinco continentes, proporcionando ao grupo uma diversificação geográfica única no Principado. América Latina, Israel e Espanha são os três pilares estratégicos dessa expansão.

Os recursos de clientes sob gestão totalizam 22.2 bilhões de euros, reafirmando a liderança do Grupo em gestão de ativos.

Com taxas de juros em mínimas históricas na zona do euro, investimentos em expansão internacional e inovação tecnológica, e levando em conta critérios cautelosos na gestão do balanço patrimonial, o Grupo Andbank encerrou 2017 com um lucro líquido de 39,2 milhões de euros, 30% acima do esperado.

Os bons resultados da entidade em 2017 são reforçados por uma estrutura de capital sólida e uma posição de liquidez confortável, acima de 75,80% (bem acima da exigência mínima de 40%). Além disso, a solvência aumentou para 24,57%, o que, em termos de Nível 1, de acordo com Basileia III, é de 15,83%, de modo que excedeu o capital de entidades europeias equivalentes.

A evolução e as expectativas positivas do grupo foram reforçadas pela boa recepção nos mercados internacionais da emissão de obrigações hipotecárias no valor de 135 milhões de euros em 2017. O Andbank foi a primeira e única entidade andorrana a se inserir no mercado de dívida internacional. Uma questão voltada exclusivamente para investidores institucionais. Com essa emissão, o banco diversifica os recursos financeiros do grupo e também fortalece seu balanço.

A estratégia, a gestão e o perfil de risco do banco garantem o reconhecimento da agência Fitch Ratings, que mantém o Andbank com rating BBB de longo prazo com perspectiva estável. Os ratings são baseados no crescimento da atividade de private banking, sua forte expansão a nível internacional, nacional e de nicho, bem como na gestão conservadora do balanço patrimonial.